domingo, 3 de abril de 2011

POR DENTRO DA CÉLULA
A célula é composta por:
A MEMBRANA PLASMATICA que controla o que entra e o que sai da célula.Ela facilita a entrada de substancias úteis a célula,como a glicose,um açúcar.Também ajuda a eliminar substancias que podem estar em excesso.a membrana é tão preciso um aparelho que aumenta muito mai a imagem,o microscópio eletrônico.A membrana das células vegetais é envolvida pela parede celular, que é dura e ajuda a sustentar a célula.A parede celular é visível ao microscópio óptico.
O COTOPLASMA que é um material gelatinoso composto de água,sais minerais e outra substancia.Nele encontramos as ORGANELAS, que realizam diversas funções dentro da célula.Na célula da planta há também uma cavidade cheia de liquido, o VACUOLO,e CLOROPLASTOS,organelas de cor verde que realizam a fotossíntese da planta.
No NUCLEO existem minúsculos fios,os cromossomos.Cada cromossomo é formado por uma “fileira” de genes.Os genes controlam as atividades das células e determinam varias características dos seres vivos,como a altura e a cor dos olhos,por exemplo.
Em fim a célula é formada por esses três elementos.


origem: Por dentro da celula http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1980703-por-dentro-da-celula/#ixzz1ITIjqy00

Nenhum comentário:

Postar um comentário