domingo, 13 de março de 2011

Células: Bacteriana, Animal e Vegetal

Bactéria: Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelularesprocariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Domínio homônimo Bacteria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas.As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.




                                                               fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria




Animal:Célula animal é uma célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana,podem também unicelulares, como as amebas. Há também, os pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.




                                                                 fonte:   http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_animal      


                 
Vegetal: célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismocelular. Inclui o núcleoretículo endoplasmáticocitoplasmaribossomoscomplexo de Golgimitocôndriaslisossomos e plastos ecomponentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolosparede celular e substâncias ergástricas.




                                                                fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_vegetal

sábado, 12 de março de 2011

Células Procariotas e Eucariotas

PROCARIOTAS:Procariontesprocariotas ou procariotos (grego transliteradopro, anterior, antes, primeiro, primitivo + karyon, noz ou amêndoa - núcleo = Nucleo Primitivo) são organismos unicelulares que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como asmitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico, ou, em outras palavras, a célula procariota não tem núcleo.


                                                          fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Procarionte

EUCARIOTA: O Domínio EukariotaEukariaEukaryaEukaryota (eucariotas ou eucariontes) (gr. eu, verdadeiro + karyon, noz ou amêndoa - núcleo) inclui todos os seres vivos com célulaseucarióticas, ou seja, com um núcleo celular rodeado por uma membrana (DNA compartimentado, conseqüentemente separado do citoplasma) e com vários organelos. Possuem DNA associado aproteínas histónicas.


                                                          fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucariota

TEORIA SOBRE A FORMAÇÃO DO UNIVERSO E A VIDA ETERNA Dr. Mário Carabajal


Aproximadamente 3,4 bilhões de anos foram necessários para que a maturação cósmica chegasse ao níveis de densidade e equidistâncias a propiciar o surgimento da vida biológica como a conhecemos hoje.
De acordo com as teorias atuais o Sol  e os planetas se originaram juntos a partir de uma vasta nuvem de pó e gases. Inicialmente, a nuvem foi comprimida pela luz das estrelas e o processo foi acelerado por forças gravitacionais.
O elemento químico mais abundante do universo desde o seu surgimento, é o hidrogênio, sem modificar esta supremacia até os dias atuais.
O hidrogênio livre, gravitou em direção ao centro, onde a pressão e a temperatura eram suficientemente elevadas para iniciar a reação Termonuclear de uma estrela.
O Sol formou-se e a massa de poeira cósmica que girava em seu redor se fragmentou, resultando pequenos espirais, independentes entre si, porém sob o campo gravitacional do corpo maior ao centro.
Os espirais de poeira cósmica menores, ao redor do "Sol" também condensaram-se, todavia, com características próprias, obedecendo aos fatores, hoje identificados cientificamente: "tempoquímicos" e "eqüidistantes".
Enquanto a terra primordial ainda era gasosa, os elementos  pesados  (ferro, níquel, alumínio e silício) permaneceram na superfície, precipitando parte ao seu centro mais denso.
Os elementos químicos mais leves, como o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono, mantiveram-se nas camadas mais externas.
Paralelamente ao aumento das forças gravitacionais, gases como o vapor d'água, metano, hélio, amônia e hidrogênio formaram, por retenção, a atmosfera  com as propriedades redutoras primordiais.
Os elementos leves comuns, carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, da superfície da terra, formaram as primeiras moléculas, propiciadas pelos fatores "tempoquímicos"  (estágio de luz, pressão, calor, gravidade, movimento, contextualizados em um intervalo de tempo).
O oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, ouro,  prata e outros de menor percentual insídico, são os constituintes primários da matéria viva.
Durante o processo de resfriamento o vapor d'água, retido em sua superfície também condensou-se, preenchendo as depressões resultantes na composição sólida da crosta.
Genéticamente, todos os seres têm informações e lembranças deste princípio da vida.
Durante o processo de condensação, sob as condições pertinentes àquele momento "tempoquímico" surgiram, a partir das primeiras moléculas, as primeiras  "células de dependência"; células que, dependentes daquelas condições ambientais especiais, combinaram-se em cadeia.
Agregados de tais moléculas orgânicas, ter-se-iam acumulado, provavelmente em bolsões rasos de água do mar, pois não existiam ainda bactérias para realizar a decomposição.
No prolongado decurso da evolução química, tais agregados competiam (seleção natural) pelo estoque limitado de matéria prima, dando origens a milhares de formas diferentes de vida.
`A  medida em que o "tempoquímico" modificou, com ele apurou as espécies, que se adaptaram aos diversos momentos de reações cosmo-nucleares.


                                                                                 fonte: http://www.academialetrasbrasil.org.br/artigo9.htm